Realizado curso de Aplicações Práticas do Teste Cardiopulmonar em Itaperuna

Compartilhe
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

Foi realizado, neste sábado (27), curso de Aplicações Práticas do Teste Cardiopulmonar no auditório da UNIG localizado no km 02 da Rodovia BR-356, em Itaperuna.  Professores de educação física e médicos interessados na área de medicina esportiva participaram do curso ministrado pelo professor Dr. Danilo Marcelo Leite do Prado. Pela manhã, o primeiro módulo foi aplicação prática do teste cardiopulmonar, ligado ao emagrecimento. À tarde, aplicação de teste cardiopulmonar para melhora de performance esportiva, tanto corrida quanto bicicleta.

O palestrante possui especialização em Condicionamento Físico Aplicado à Prevenção Cardiológica Primária e Secundária pelo Instituto do Coração (InCor) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (2005). Mestrado em Endocrinologia pela Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP) e Doutorado em Ciências Médicas pela Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP). Atualmente atua como pesquisador do Laboratório de Genética e Cardiologia Molecular do InCor (HCFMUSP). Tem experiência na área de Fisiologia Cardiorrespiratória aplicada a Atividade Motora, com ênfase em Avaliação Cardiorrespiratória, atuando principalmente nos seguintes temas: população pediátrica, obesidade infantil, doenças cardiorrespiratórias e reumatológicas.

O curso iniciou às 8h e foi até o início da noite. Com a palavra, Dr. Danilo fez comparativo entre praticantes de esportes e pessoas sedentárias. “Conforme vocês podem notar, o individuo “A” apresenta valores mais elevados em relação aos seus congêneres. Simples, é pela eficiência do sistema cardiorrespiratório do metabolismo de transportar e utilizar oxigênio,” comparou Dr. Danilo.

Professor Godoi também esteve presente no curso e aprovou a iniciativa. “O curso enriqueceu muito nossos conhecimentos! Ao qual e em resumo sabendo dos limites de cada atleta com base científica poderemos montar uma planilha de treino com qualidade e na certeza de resultado positivo. Parabenizo ao Dr. Danilo por nos trazer este aprendizado e ao Dr. Pablo pela organização e oportunidade de adquirir tamanho conhecimento,” avaliou Godoi.

Fotos e texto: Jorge Luiz