Após questionamentos quanto ao número de óbitos em Itaperuna decorrentes de complicações da Covid-19, o Blog do Jorge Luiz fez contato imediatamente com a Secretaria Municipal de Saúde. Quanto ao falecimento de um morador do bairro São Matheus, nome que será preservado em respeito aos familiares, confirmado ter sido provocado pela Covid-19, nossos sentimentos e pesar. Este caso foi contabilizado entre os 14 que estão sendo investigados. O Blog do Jorge Luiz continuará priorizando transparência e imparcialidade. Solicitamos, e recebemos resposta nesta quarta-feira (30) da assessoria da Secretaria de Saúde. Leia na íntegra:

“Quantos aos óbitos, inserimos na planilha os casos somente quando a declaração de óbito chega ao setor. E, assim mesmo, eles só são contatos como positivos quando na referida declaração está explícito (mas isso não isenta de ser realizada a investigação do mesmo, é adiantado apenas a inserção na planilha como um caso positivo por covid-19). Quando não há essa explicitação na declaração, é realizada a investigação do óbito e ele é inserido na planilha como “em investigação”. Por isso que atualmente há 14 óbitos sendo investigados. Lembrando que não significa que sejam todos ocorridos nas últimas semanas. Há óbitos dos meses de maio, junho e agosto sendo investigados. O caso ocorrido no último final de semana é um dos óbitos desses 14 óbitos em investigação. Foi enviado para o setor de epidemiologia na última segunda-feira (28/09). Portanto, não estamos de forma alguma ocultando informações, mas seguindo os devidos passos para que não haja informação equivocada para a população. Não serão citados os nomes em respeito aos familiares”.

CAI PARA 96 O NÚMERO DE CASOS DE COVID-19

Caiu de 150 para 96 o número de casos positivos de Covid-19 em Itaperuna, de acordo com boletim epidemiológico desta quarta-feira (30). Ainda de acordo com os dados, saltou de 3.337 para 3.436 o número de recuperados. São 96 óbitos contabilizados, outras 14 possiblidades estão sendo investigadas.

O histórico de casos positivos é de 3.628 pessoas infectadas no período de pandemia de 11 de março até 30 de setembro. No total, se recuperaram 3.436 pessoas, restando 96 casos confirmados ativos, dos quais um paciente está internado e 96 em isolamento domiciliar.

Dúvidas e sugestão podem ser enviada para o nosso WhatsApp (22) 9.9810-3929.