O Detran prorrogou o prazo do licenciamento anual de 2020. As novas datas (veja no quadro abaixo) irão de fevereiro até abril de 2021.  O objetivo do departamento é dar prazo suficiente para que todos os proprietários regularizem seus veículos sem problema e aglomeração.
NOVOS PRAZOS PARA O LICENCIAMENTO:
FINAL DE PLACA PRAZO
0, 1 e 2 Até 27/02/2021
3, 4, 5, e 6 Até 31/03/2021
7, 8 e 9 Até 31/04/2021
Até o momento, quase 2,6 milhões de pessoas já fizeram o licenciamento. Outras 193.158 já quitaram as taxas, mas não fizeram o licenciamento.
“Como temos falado, estamos tomando todas as providências para permitir que nossos usuários façam os devidos procedimentos sem correria e sem qualquer prejuízo. Lembramos também que quem não precisar de vistoria  pode baixar o licenciamento pelo aplicativo Carteira Digital, sem sair de casa.’, frisou o presidente do Detran, Adolfo Konder.
O aplicativo Carteira Digital, gerido pelo SERPRO, pode ser baixado tanto em celulares como em tablets ou laptops e fica disponível gratuitamente na loja IOS e Google Play. O documento também pode ser obtido pelo site do Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN) www.denatran.gov.br.
A versão digital do documento, válida em todo o território nacional, substituiu o documento obtido no Detran e pode ser acessada em até 5 dispositivos. Além disso, quem quiser ter o documento em papel, pode imprimir a versão digital em sua própria casa para apresentar na fiscalização.
O acesso ao documento digital é permitido 24 horas após o pagamento das taxas: GRT (Guia de Recolhimento de Taxa, disponível no site do Bradesco) e DPVAT (seguro obrigatório devido à Seguradora Líder).
No aplicativo Carteira Digital, um tutorial explica como realizar o procedimento. O primeiro passo é se registrar no site www.gov.br, que é o cadastro do governo federal para documentos em geral. O site pode ser acessado através do próprio aplicativo. Com login e site do gov.br, complete o registro no app.
Pelo aplicativo ainda é possível baixar a CNH Digital, também válida em todo o território nacional.
VEJA O PASSO A PASSO PARA OBTER O CRLV DIGITAL:
PESSOA FÍSICA
1. Instale o aplicativo CDT – Carteira Digital de Trânsito no seu celular
2. Cadastre o usuário
– Uma vez instalado o app, abra e selecione: “Entrar com gov.br
– Na tela seguinte, informe CPF e selecione “Próxima”
– Na próxima tela, crie uma conta e, após criá-la, retorne ao aplicativo e clique em “Entra com gov.br
3. Baixe o CRLV Digital
– Faça o login
– Selecione “Veículos”
– Informe o número do Renavam e o Número de segurança do CRV (é o antigo DUT)
– Selecione “Incluir” e estará pronto o seu CRLV Digital
Caso a pessoa já tenha sido usuário do antigo aplicativo CNH Digital, basta atualizá-lo para obter o app da Carteira Digital de Trânsito com a CNH disponibilizada automaticamente.
Outro ponto importante é que o número de segurança do CRV (Certificado de Registro do Veículo) está disponível somente neste documento, que também é conhecido como documento de compra e venda ou antigo DUT (Documento Único de Transferência). Está localizado na parte superior direita do documento.
Algumas falhas de comunicação entre os sistemas do Detran e do Denatran ou de compensação de pagamentos podem ocorrer, as questões serão analisadas e, se possível, prontamente resolvidas. Mas antes de recorrer ao teleatendimento, verifique se o número de segurança incluído no aplicativo foi do CRV (Certificado de Registro do Veículo), localizado na parte superior direita do documento, e não do CRLV dos anos anteriores. Os documentos são parecidos e muitas pessoas podem confundir. Em alguns casos também é preciso acrescentar um zero antes do número de segurança que consta no CRV para completar 12 dígitos exigidos no aplicativo do governo federal.
PESSOA JURÍDICA
Através do menu “Meus veículos” no Portal de Serviços do Denatran
Requisitos: Certificado Digital ICP-Brasil (A1 ou A3) emitido em nome da pessoa jurídica proprietária do veículo.
1. Acesse o Portal de Serviços do Denatran;
2. Clique em “Entrar com gov.br”, depois selecione “Certificado digital”;
3. Na tela inicial clique em “Meus Veículos”;
4. Na sequência serão exibidos os veículos registrados em nome da pessoa jurídica;
5. Clique sobre o veículo desejado, em seguida baixe o CRLV nos formatos “pdf” ou “p7s”;
6. O documento será baixado e você poderá imprimir em folha A4;