O recesso na Assembleia Legislativa do Rio não faz a deputada Rosane Felix (PSD) reduzir o ritmo de trabalho. Ela aproveita os dias sem sessões presenciais na Alerj para viajar pelo Estado e verificar a aplicação de mais de R$ 9 milhões destinados pelo governo federal aos asilos, após interlocução da deputada. Nesta terça-feira (5), Rosane visitou Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPIs) nos municípios de Resende e Paty do Alferes.
A verba chegou no ano passado, em que muitos asilos enfrentaram dificuldades ainda maiores de custeio por conta da queda nas doações em meio à pandemia Covid-19. O auxílio emergencial, no valor total de R$ 9.649.322,70, beneficiou 111 asilos em todas as regiões do Estado. O recurso foi liberado pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, através da Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa.
O pagamento dos recursos veio após a equipe da deputada Rosane Felix visitar ILPIs em todas as regiões do Estado, informando e orientando tecnicamente as instituições para cadastramento junto ao governo federal e, assim, requisitarem o auxílio emergencial. Pela primeira vez o dinheiro foi repassado diretamente para os asilos.
“Mais uma vez agradeço à ministra Damares Alves, ao secretário nacional do Idoso Antônio Costa e ao nosso presidente Jair Bolsonaro por socorrerem as instituições num momento tão difícil. Continuo buscando também o engajamento do governo estadual, estarei com o governador em exercício, Cláudio Castro, homem muito sensível. É fundamental que todos possam ficar permanentemente mobilizados para termos cada vez mais políticas públicas de proteção e melhor qualidade vida dos nossos idosos”, afirma Rosane Felix, presidente da Comissão dos Assuntos da Criança, do Adolescente e do Idoso na Alerj.
Como os recursos foram depositados diretamente nas contas das instituições, casa asilo tem autonomia para definir a utilização, minimizando as principais carências e emergências. No Lar Amor e Vida, em Paty do Alferes, visitado nesta terça-feira por Rosane Felix, a direção está comprando camas hospitalares, colchões, polivitamínicos, entre outros produtos/bens para melhorar a saúde dos idosos. Em Resende, a visita foi realizada na ILPI Asilo Nicolino Gulhot.
Receberam recursos do governo federal ILPIs em municípios de todas as regiões do Estado: Rio de Janeiro, Santo Antônio de Pádua, Porciúncula, Angra dos Reis, Paraty, Araruama, Paty do Alferes, Barra Mansa, Santa Maria Madalena, São Fidélis, Pinheiral, São Gonçalo, São João da Barra, São João de Meriti, Seropédica, Teresópolis, Petrópolis, Três Rios, Valença, Belford Roxo, Paracambi, Bom Jardim, Paraíba do Sul, Bom Jesus do Itabapoana, Cambuci, Campos dos Goytacazes, Cantagalo, Carmo, Casimiro de Abreu, Conceição de Macabu, Cordeiro, Duque de Caxias, Itaboraí, Itaguaí, Itaocara, Itaperuna, Macaé, Magé, Maricá, Mesquita, Miracema, Natividade, Niterói, Nova Friburgo, Nova Iguaçu, Queimados, Resende e Rio Bonito.