Itaperuna recebeu, nesta quinta-feira, 11 de fevereiro, a visita do ministro da infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, para a inauguração das obras de restauração no trecho urbano da BR 356. A cerimônia aconteceu no pátio do mercado do produtor.
Além do Ministro, estiveram presentes o Prefeito de Itaperuna, Alfredo Marques, o Alfredão, o vice-prefeito, Emanuel Medeiros, o Nel, o Deputado Estadual, Jair Bittencourt (PP), Deputado Federal Hugo Leal (PSD-RJ), o diretor do Departamento Nacional de Infraestrutura de Trânsito – DNIT, General Santos Filho, além de deputados, prefeitos da região e vereadores.
As obras duraram cerca de 3 anos e um investimento de 36 milhões de reais. O trecho recuperado foi um pouco mais de 8 quilômetros da BR que recebeu massa asfáltica. Essa recuperação foi para garantir mais conforto e segurança para os motoristas que trafegam pela via e também ciclistas e pedestres. A via também conta agora com a ciclovia de quase dois quilômetros e meio de extensão e 30 mil metros quadrados de pavimentação de novas calçadas, melhorando a qualidade e a estética da rodovia. Para acabar com alagamentos em alguns trechos, foram instalados mais de 7 mil metros de galerias de redes pluviais e 526 caixas de captação de água. Para os usuários do transporte público, as obras proporcionaram mais conforto e segurança com as baias de estacionamento nos pontos de ônibus.
“Essa região é muito importante. A BR 356 corta o município de Itaperuna onde tem o tráfego pesado indo em direção ao Porto do Açu. Essa é uma obra que vai ajudar na mobilidade urbana, diminuir o tempo de viagem, diminuir os acidentes, uma obra que tem uma boa qualidade. Foi feita a recuperação da massa asfáltica, a ciclovia e sabemos que não dá para parar por aí, temos que avançar agora na direção da obra da estrada do contorno”, disse o Ministro Tarcísio.
“Essa é uma obra de ponta, é uma obra bem trabalhada, foi feita a drenagem, a ciclovia…eu entendo que é uma obra de primeiro mundo. Itaperuna e região ganharam com essa obra de qualidade”, disse o prefeito Alfredão.
Durante o evento, o deputado Hugo Leal falou sobre a obra da Estrada do Contorno.
“Iremos finalizar o projeto até o final deste ano e disponibilizar recursos para começar a obra em 2022. Esse é o nosso desejo e o nosso trabalho junto ao Ministro Tarcísio”, disse o deputado.