Coordenadora na Região Sudeste da Frente Parlamentar da Primeira Infância, a deputada Daniela do Waguinho (MDB-RJ) tem
como prioridade no ano a efetivação de políticas públicas para crianças de 0 a 6 anos.
“Através da mobilização de prefeitos, sociedade civil, poderes Legislativo e Judiciário, trabalhamos para que sejam estruturados planos municipais da primeira infância. Cuidando das nossas crianças hoje, nossos futuros adultos terão mais saúde, qualidade de vida, mais oportunidades e emprego”, afirma Daniela do Waguinho.
Relatório da Controladoria-Geral da União (CGU) alertou que não há colaboração entre gestores municipais, estaduais e federais, e ações em benefício da primeira infância são isoladas.
“Sou uma das autoras do projeto de lei 6524/2019, que cria um sistema nacional de informações, permitindo amplo acesso aos indicadores de políticas públicas direcionadas às crianças de até seis anos de idade. Precisamos de mais efetividade para a solução dos problemas, a estruturação dos planos municipais é um passo importante para unificar políticas e ações”, diz a deputada.
Na condição de primeira-dama de Belford Roxo, Daniela contribuiu para a cidade na Baixada Fluminense formalizar adesão ao Marco Nacional da Primeira Infância, para execução de políticas de proteção e desenvolvimento das crianças de 0 a 6 anos de idade.