A Vigilância Sanitária de Itaperuna, com o apoio da Guarda Civil Municipal e Polícia Militar, está intensificando o trabalho de fiscalização contra a Covid-19 em bares, restaurantes e comércio em geral. Durante esta semana, 110 estabelecimentos foram visitados pelas equipes onde emitiram termos de intimação, quando no descumprimento do Decreto Municipal, e de ciência, quando o local segue e cumpre com todas as orientações de prevenção.

Segundo a Vigilância Sanitária, as maiores irregularidades são a falta de uso da máscara ou o mal uso dela, quando estão no queixo ou com nariz à mostra, aglomeração, seguida de falta de álcool em gel para o público.

Após denúncias feitas pelo telefone 153, as equipes visitaram um bar e duas casas de show, onde constataram aglomerações e interditaram os locais, que já haviam sido notificados dias antes. No último domingo, as equipes atenderam uma denúncia de festa particular no distrito de Raposo com cerca de 40 jovens. O evento foi imediatamente finalizado e as pessoas dispersadas.

Ainda de acordo com a Vigilância Sanitária, o estabelecimento que for notificado através de intimação, se for notificado mais uma vez por descumprimento das medidas de prevenção,  sofrerá a perda do alvará municipal e multa.

“Nossa cidade está em alerta vermelho. Nós estamos fazendo de tudo pra que as pessoas se conscientizem mais da importância do uso da máscara e distanciamento social. Estamos fazendo a nossa parte e precisamos que toda a população também faça a dela para que o vírus não se prolifere mais”, disse o coordenador da Vigilância Sanitária, Daniel Ribeiro Teixeira.