O verde que dá todo aquele tom de natureza, ar puro e que transmite a paz já está iluminando o maior monumento histórico de Itaperuna. Nesta sexta-feira, 04 de junho, o Cristo Redentor ficou na cor verde em comemoração à Semana Mundial do Meio Ambiente, marcado entre os dias 05 e 09 de junho.

Por conta da pandemia, os eventos estão suspensos, mas a Secretaria do Meio Ambiente não está deixando a data passar em branco. Além da iluminação, durante a semana, a Secretaria postará mensagens de conscientização para a proteção e preservação do meio ambiente nas páginas oficiais no instagram e facebook da Prefeitura de Itaperuna.

“Nosso trabalho é preservar, cuidar do nosso meio ambiente e estamos fazendo isso com muita dedicação. Porém, não basta apenas o nosso trabalho para tudo ficar bem, precisamos da contribuição da sociedade respeitando as leis, não fazendo queimadas, recuperando nascentes, plantando mais árvores e cuidando delas”, disse o subsecretário da pasta, Frank Arcanjo.

Trabalhos realizados pela Secretaria

Além dos trabalhos burocráticos para colocar a casa em ordem, a equipe da Secretaria tem se dedicado, desde o início de janeiro deste ano, na plantação de mudas de plantas nativas para reflorestamento de áreas e nascentes da cidade. Durante essa semana, a equipe comemora a plantação de mais de duas mil mudas em apenas cinco meses, um recorde nunca batido antes. Esse resultado se deu também através da parceria com amantes da natureza que produzem mudas e sementes de várias espécies e doam para a Secretaria. As mudas também ficam disponíveis para quem quiser buscar e plantar.

Além de plantar árvores às margens do Rio Muriaé, a Secretaria também cuida de uma parte onde fica o projeto Uma Criança, Uma Árvore. Para cada criança que nasce na cidade, uma árvore é plantada às margens do rio. No local já foram plantadas mais de mil árvores.

“Esse é um projeto que criamos na minha última gestão e o qual me orgulho muito. As pessoas entenderam o sentido dele e sobre a importância de reflorestar e cuidar do nosso meio ambiente”, disse o prefeito Alfredo Paulo Marques, o Alfredão.