Em Itaperuna, RJ, a Secretaria Municipal de Saúde está trabalhando na reestruturação do setor Saúde do Homem, que vem recebendo especial atenção, visando proporcionar aos homens do município, um acolhimento diferenciado.

Atualmente o setor é coordenado por Rômulo Torres, que conta com o apoio de João Carlos da Silva Neves, auxiliar administrativo, no planejamento de ações, além dos trabalhos desenvolvidos no espaço, principalmente no que diz respeito à conscientização, mostrando ao homem sobre a importância de cuidar da própria saúde.

“Muitas vezes, o homem tem vergonha de expor algum tipo de problema. Aqui, além do trabalho de acolhimento, nós encaminhamos o paciente para os setores específicos, que ele esteja precisando. É muito importante que os homens se conscientizem de que é necessário buscar atendimento médico, a fim de se cuidar preventivamente”, explica João Carlos.

O HOMEM QUE SE CUIDA NÃO PERDE O MELHOR DA VIDA
Com esse slogan, um dos temas mais assustadores para os homens; e que frequentemente é tratado no setor, diz respeito ao câncer de próstata. Pensando nesse assunto foi elaborada uma cartilha com linguagem simples, direta e objetiva, que é distribuída aos pacientes. Dentre os questionamentos, destacam-se os seguintes:

O QUE É A PRÓSTATA? É uma pequena glândula que só o homem possui. Está localizada abaixo da bexiga, envolvendo a uretra (canal que liga a bexiga ao orifício externo do pênis), sendo responsável pela produção do sêmen (líquido que contém os espermatozoides).

QUAIS OS SINTOMAS PODEM INDICAR O CÂNCER DE PRÓSTATA? Dificuldade para urinar, jato urinário fraco, dificuldade de ereção, sangramento pela uretra, e aumento da frequência urinária.

QUE IDADE DEVO PROCURAR O MÉDICO? A partir dos 50 anos é recomendado procurar o médico anualmente. Antes dos 45 anos, recomenda-se a investigação na presença de algum sintoma ou se existir caso de câncer da próstata na família (pai ou irmãos).

O CÂNCER DA PRÓSTATA PODE SER PREVINIDO? Manter uma alimentação saudável, não fumar, realizar exercícios físicos e visitar regularmente seu médico, contribui para a melhoria da saúde em geral, bem como pode ajudar na prevenção do câncer da próstata.

Essas e outras informações mais estão na cartilha, disponíveis no setor Saúde do Homem. Surgiu alguma dúvida? Está precisando de atendimento? Procure o setor no Centro de Saúde Dr. Raul Travassos, logo na entrada do posto! O homem que se cuida não perde o melhor da vida!

DECOM – Itaperuna