Na manhã desta terça-feira, 22/06, aconteceu na Capela Ecumênica do 29º Batalhão a 3ª Reunião do Conselho Comunitário de Segurança de Itaperuna (CCS) do ano de 2021.

A reunião foi conduzida pelo Presidente do Conselho, Enildo Rosa Virgílio, que compôs a mesa diretora com o Comandante Militar da 29ª Área Integrada de Segurança Pública, Ten Cel PM Cruz; juntamente com o Secretário da Defesa Civil, Major PM Luz e com a Vice-Presidente do Conselho Comunitário de Segurança, a Senhora Aide Braga Corrêa.

O Cap Thomaz, Chefe da Seção de Planejamento da unidade, apresentou os dados estatísticos referentes ao mês de maio de 2021 e destacou o esforço para a manutenção dos índices criminais em patamares dos países mais pacíficos do mundo e o resultado das apreensões de drogas e armas em Itaperuna.  O capitão também destacou, as redes sociais, o Programa Patrulha Maria da Penha e o Disque Denúncia Noroeste como mais uma ferramenta oficial à disposição da população, que além da interação social pode ser utilizada para fazer denúncias.

O 1º Tenente Azevedo, comandante da 1ª Companhia, responsável pelo policiamento em Itaperuna, destacou os avanços e a importância do envolvimento da sociedade com o tema segurança pública, principalmente ao usar os canais oficiais para denúncia, como o disque denúncia ou em casos mais iminentes o 190. Falou também do grande trabalho realizado em conjunto com a Guarda Municipal que tem trazido resultados concretos para melhoria da sensação de segurança.

.O Comandante do 29º Batalhão, Tenente-Coronel Cruz, destacou o trabalho de excelência realizado por cada um dos 809 policiais militares que culminou, até o momento, em elevar o 29º BPM a ser destaque no estado, posicionando-o em segundo lugar no ranking de avaliação do cumprimento de metas das unidades operacionais. O comandante também destacou a importância do Serviço Público de atendimento às mulheres em situações de Violência Doméstica, realizado pelo CIAM, seja pelo acolhimento presencial ou telefone (22) 3824-1665.

.O Presidente do Conselho, Enildo Rosa Virgílio, anunciou a composição da nova diretoria para o biênio 21/22, que será presidida pela Senhora Maria Luzia Borges Amaral.

.Também estiveram presentes na reunião as seguintes autoridades: Alexsander Curty, conselheiro tutelar; Advogada do CIAM (Centro Integrado de Atendimento à Mulher) Cláudia Tostes; Marcelo Tostes, Área Azul e demais membros da sociedade civil organizada.

.Vale ressaltar que todas as medidas de prevenção contra a COVID-19 foram adotadas.