Em Itaperuna, RJ, a Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Habitação está ajudando a divulgar o Supera Rio, auxílio emergencial criado pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro para os cidadãos que precisam de algum tipo de suporte financeiro neste momento de crise, com as novas ondas de Covid-19.

Uma das equipes da Secretaria vai ajudar na verificação e cadastramento, daquelas pessoas que tem direito ao benefício. Os atendimentos serão realizados de 01 de julho a 09 de julho, na central do Bolsa Família ou nos CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) de referência. É importante lembrar que, para dar entrada no Supera Rio, a pessoa não pode estar recebendo nenhum tipo de benefício.

Tem direito ao Supera Rio os responsáveis familiares inscritos no Cadastro Único de Programas Sociais (CadÚnico), com renda familiar mensal per capita igual ou inferior a R$ 178,00 que não sejam beneficiados por nenhum outro programa de transferência de renda ou benefício social. O cadastro do responsável familiar deve ter sido atualizado nos últimos 24 meses.

Ainda tem direito os trabalhadores que tenham perdido vínculo formal de trabalho com salário mensal inferior ao valor de R$ 1.501,00 (um mil e quinhentos e um reais), no período da pandemia da COVID-19, a contar de 13 de março de 2020 e estejam sem qualquer outra fonte de renda. Profissionais autônomos, trabalhadores de economia popular solidária, agricultores familiares, microempreendedores individuais, agentes e produtores culturais, profissionais autônomos, inclusive os agentes e produtores culturais, costureiras, cabeleireiros, manicures, esteticistas, maquiadores, artistas plásticos, sapateiros, cozinheiros, massagistas, empreendedores sociais e os negócios de impacto social de que trata a Lei n° 8.571/2019, desde que cumpram um dos requisitos dos itens 1 ou 2.

A inscrição pode ser feita através do site www.superarj.rj.gov.br onde há três opções para inscrições: inscritos no Cadúnico; perdeu seu emprego durante a pandemia; é autônomo ou microempreendedor. Confira o calendário regular para novos acessos!

A sede do Bolsa Família em Itaperuna fica na Rua São José, 104, Centro, (próximo ao 2º Cartório de Registro Cívil e Imóveis). Veja ainda os endereços dos CRAS!

CRAS Castelo
Rua São Vicente de Paula, nº 92, Centro
CRAS Niterói
Av. Rafael Vasconcelos, nº 599, Carulas
CRAS Surubi
Av. Porto Alegre, nº 1000, Cidade Nova
CRAS Vinhosa
Rua Eliane Andrade Montovani, nº 4, Vinhosa
CRAS Aeroporto
Av. Boa Fortuna, nº142, Boa Fortuna

DECOM – Itaperuna