A Prefeitura de Itaperuna, através da Vigilância Sanitária, informa que durante todo o ano a equipe tem realizado fiscalizações em estabelecimentos comerciais, bancos, lotéricas, amarelinhos, vendedores ambulantes, bem como atendendo denúncias de festas clandestinas, bares e restaurantes, em cumprimento aos Decretos do município que estabeleceram regras para coibir aglomerações e frear a propagação da covid-19. O intenso trabalho, que conta com o apoio da Guarda Civil Municipal e Polícia Militar, até o momento, já resultou em 500 notificações emitidas para esses estabelecimentos que descumpriram as regras estabelecidas. A maior parte das notificações são decorrentes ao descumprimento das restrições de horário de funcionamento do comércio, o não uso da máscara ou mal uso dela, quando está no queixo ou com o nariz à mostra, aglomeração, seguida de falta de álcool em gel para o público.

Além das ações de fiscalização, a equipe da Vigilância Sanitária, também realizou ações de conscientização ao uso de máscaras na Feira Livre Municipal, além de distribuição de álcool em gel, que são medidas preventivas mais eficazes contra o coronavírus.

A pandemia ainda não acabou, por isso, as ações para combater a covid-19 continuam no município. Um exemplo recente a ser citado foi o fechamento de um estabelecimento comercial inaugurado na cidade, nesta quinta-feira (01), onde a equipe da Vigilância Sanitária, em mais uma ação de fiscalização, constatou aglomeração e uma longa fila de consumidores para comprar produtos promocionais anunciados.

As denúncias de descumprimento do Decreto Municipal em vigência devem ser feitas pelos telefones 153 ou (22)3824-6606, da Guarda Civil Municipal, que atende 24 horas por dia.

Vale ressaltar que todas as ações das repartições públicas do município são amplamente divulgadas nas redes sociais da Prefeitura de Itaperuna, site oficial, além de serem enviadas para todos os veículos de comunicação da região e do estado.