Em Itaperuna, RJ, a Secretaria Municipal de Agricultura realizou balanço referente ao 1º semestre de 2021 e os números são expressivos.

De acordo com o secretário Municipal de Agricultura, Sérgio Zampiér, 275 produtores rurais foram atendidos dentro do período; além de terem sido recuperados 539 km de estradas vicinais, sendo que os distritos de Raposo e Comendador Venâncio tiveram 100% de suas estradas patroladas.

Já em relação a assentamento de manilhas e preparação de bueiros foram construídos 67 bueiros. Outros serviços importantes para o produtor rural como construção de barragem, açude, recuperação de pontes e aração também foram realizados, sempre respeitando as normas ambientais.

Através de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Agricultura, SENAR-Rio e Sindicato Rural foram realizados 14 cursos gratuitos no semestre, atendendo a cerca de 100 produtores rurais. Dentre os cursos ‘Higiene na Ordenha’; ‘Ferrageamento e Casqueamento em Equinos’; ‘Avicultura de Postura/Galinha Caipira’; ‘Derivados do Leite’; ‘Manejo Sanitário e Aplicação de Medicamento Bovino’; ‘Alimentação de Verão/Bovino de Corte’; ‘Monitoria da Qualidade do Leite’, com consultoria individual que atende 40 produtores; e outros mais.

O apoio ao produtor com serviço de aração de terra, para preparo de plantio de hortifrutigranjeiro, foi intensificado em Aré, Nossa Senhora da Penha, Bambuí, Boa Ventura, e demais localidades da zona rural da sede dos distritos. E, dentre as localidades atendidas, Feijão Queimado, Quebra Canga, Valão do Cedro, Cemitério do Boi, Jabuticaba, Cavinha, Bambuí, Serra do Carvão, Assentamento Belém, Flexeira, Mata da Geraldina, Barra da Salgada, Limoeiro, Alto Limoeiro, Boa Fortuna, Morro Azul, Colibri, Floresta, Fazenda da Mata, Boa União, Grotão, Poço Fundo, Taquari e muitas outras localidades.

O prefeito Alfredo Paulo Marques Rodrigues, Alfredão, elogiou o trabalho realizada pela Secretaria. “Nós sabemos das dificuldades do dia a dia, na busca por melhorias para o homem do campo. E a Secretária, até então sob os cuidados do Zampiér realizou um excelente trabalho. Conheço muito bem as dificuldades do setor e sei que a equipe vem dando o sangue pela Agricultura. Obrigado a todos vocês e obrigado ao secretário Sérgio Zampiér pelo trabalho realizado”, agradece Alfredão.

SENSAÇÃO DE DEVER CUMPRIDO
Sérgio Zampiér, que passa a assumir a Secretaria Municipal do Ambiente, agradeceu ao prefeito pela confiança e a todos os trabalhadores da Agricultura. “Agradeço ao prefeito Alfredão pela oportunidade de trabalhar com essa equipe maravilhosa da Agricultura, onde tenho muitos amigos. Uma equipe coesa e que se dedica ao máximo em prol do homem do campo. Deixo a Secretaria com a sensação de dever cumprido e parto para uma outra jornada no Meio Ambiente, onde conto com o apoio de todos, para juntos, realizarmos um excelente trabalho”, finaliza Zampiér.

O vereador Ademir Cunha Pessanha assume a Secretaria Municipal de Agricultura. E a suplente Élia Cruz de Moraes assume a vaga de Ademir no Legislativo Municipal.

DECOM – Itaperuna