Na linha de frente da pandemia, Corpo de Bombeiros RJ realizou mais de 210 mil atendimentos em 2020

Compartilhe
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

No ano em que o mundo parou, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) seguiu firme no propósito de salvar vidas. Na linha de frente da pandemia do coronavírus, a corporação realizou mais de 210 mil atendimentos à população fluminense em 2020. Uma média de 17 mil por mês e quase 600 por dia.

O CBMERJ, que acaba de completar 165 anos, atuou em mais de 26 mil combates a incêndios, 11 mil salvamentos marítimos e atendeu a 49 mil vítimas de acidentes de trânsito no ano passado.

– O Corpo de Bombeiros RJ socorre a população 24 horas por dia, 7 dias por semana, em todas as circunstâncias e em qualquer cenário. O ano de 2020 apresentou novos desafios para o mundo e para a corporação. Mas parar nunca foi uma opção. Nós atendemos, em média, uma ocorrência a cada dois minutos, em todo o Estado, no ano passado. Nos mantivemos incansáveis na missão de Vida Alheia e Riquezas Salvar – afirmou o secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do CBMERJ, coronel Leandro Monteiro.

Anuário 2020

Estes e outros dados fazem parte do Anuário 2020 que a instituição acaba de lançar. O documento é um raio-X dos serviços prestados, com o registro de socorros realizados, números relacionados ao efetivo e aos materiais empregados no dia a dia da instituição, além de dados da área técnica, do sistema de ensino e instrução e de atividades culturais.

O conteúdo completo para pesquisa está disponível no link: http://www.cbmerj.rj.gov.br/anuario

Abaixo, seguem alguns dados a destacar:

– As aeronaves do CBMERJ se mantiveram 1.180 horas no ar, em voos operacionais, para atender a 813 eventos, incluindo atendimento direto às vítimas e transporte de órgãos para transplante;

– O Grupamento de Operações Aéreas do CBMERJ realizou 67 voos transportando órgãos e tecidos para transplantes no Estado;

– Nossas viaturas percorreram mais de 4 milhões de quilômetros no ano de 2020, o que daria para fazer 10 viagens à lua. Ou dar 314 voltas ao redor da Terra;

– Mais de 2.500 militares passaram pelos cursos de formação e aperfeiçoamento do CBMERJ, com 135 trabalhos produzidos;

– Em 2020 foram emitidos mais de 11.300 Certificados de Aprovação Simplificados (CAS) on-line pelo CBMERJ, mantendo o compromisso com o respeito ao cidadão e com a informatização dos processos da corporação.

A publicação também traz um compilado de informações dos últimos cinco anos (2016 a 2020):

Mais de 1,7 milhão de serviços prestados;
Mais de 640 mil atendimentos pré-hospitalares;
Mais de 230 mil atendimentos acidentes de trânsito;
Mais de 160 mil salvamentos e buscas;
Mais de 142 mil incêndios;
Mais de 129 mil salvamentos marítimos;
Mais de 3.100 atendimentos pelas aeronaves.