Em Itaperuna, RJ, a horta comunitária no Centro Poliesportivo vem se destacando consideravelmente no município, atendendo a instituições beneficentes, projetos sociais mantidos pela Prefeitura, frequentadores do espaço, dentre outras pessoas, que recebem gratuitamente as hortaliças colhidas no local.

Nesta semana, a Associação Santo Antônio dos Pobres de Itaperuna (ASAPI) foi beneficiada com a doação de 50 hortaliças. A idealização da horta é uma parceria entre as secretarias de Esporte e Lazer; Agricultura; Assistência Social, Trabalho e Habitação; e Secretaria do Ambiente.

“Parte da produção é doada para famílias em situação de vulnerabilidade, cadastradas na Secretaria de Assistência Social. Nós encaminhamos as verduras para a equipe da Assistência Social, que realiza a distribuição. Também distribuímos para funcionários e frequentadores do Poliesportivo. É importante lembrar que já estamos replantando algumas mudas e o nosso objetivo é aproveitar melhor o espaço, ampliando a produção de hortaliças”, comenta José Maria Guimarães, secretário Municipal de Esporte e Lazer; e entusiasta do projeto.

Ainda segundo o secretário, a ideia do prefeito Alfredo Paulo Marques Rodrigues, Alfredão, é deixar o Centro Poliesportivo o mais verde possível.

“O prefeito Alfredão quer deixar um legado verde para as futuras gerações. É importante lembrar que o Poliesportivo também recebeu o plantio de mudas de árvores. Foram 110 mudas, como o ipê-roxo, ipê-amarelo, ipê-rosa, jacarandá, pau-mulato, jatobá, angico, abricó de macaco, bougainville, e outras mais. Não tenho dúvidas de que o Poliesportivo vai se transformar em um dos cartões postais do município”, finaliza José Maria.

O Centro Poliesportivo de Itaperuna está situado na Rua Luiz Carlos Ferreira Tirado, 148, Cidade Nova.