A Prefeitura de Itaperuna, RJ, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Habitação lançou na última quinta-feira, 29, o plano de ação “Ciclo Seguro”.

O evento foi realizado no auditório do Bolsa Família e contou com as presenças do prefeito Alfredo Paulo Marques Rodrigues, Alfredão; vice-prefeito Emanuel Medeiros, Nel; Olliver Trajano, secretário Municipal de Assistência Social, Trabalho e Habitação; Matheus Quintal, secretário de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos; João Paulo Medeiros, secretário Municipal de administração; Murilo Gouvêa, secretário Municipal de Governo; Marcelo Poeys, secretário Municipal de Educação; os vereadores Sargento Cristiane, Vivi Dentista, Élia Cruz, Amanda da Aidê, Carlinhos Peixeiro e Adenilson Zacharias; demais autoridades e convidados.

De acordo com o secretário Olliver Trajano a compra de produtos de higiene menstrual, para jovens em situação de vulnerabilidade do munícipio, é de extrema importância. “Estima-se que o número de meninas que deixam de ir às aulas e de conviver em sociedade durante o período menstrual é maior entre as adolescentes em situação de vulnerabilidade”, completa o secretário.

O prefeito Alfredão informou que objetivo do plano durante a primeira fase é atender meninas entre 10 a 18 anos. “Além das outras mulheres que estejam classificadas de acordo com as diretrizes do programa. A distribuição dos kits de higiene será feita através da Secretaria de Assistência Social, que serão entregues a famílias, juntamente com as cestas básicas dos benefícios eventuais”, diz.

Ainda de acordo com o secretário Olliver, o prefeito Alfredão, vem acompanhando de perto as demandas da Secretaria, solicitando inclusive, especial atenção para com adolescentes e jovens do município. “O prefeito Alfredão está sensível a essas e outras causas mais, que a nossa Secretaria vem apontando. Esse apoio do prefeito tem possibilitado à nossa equipe, mapear as necessidades do município, além de implementar ações que possam mitigar os problemas existentes”, conclui.

O “Ciclo Seguro” é mais uma ação que vem atender às necessidades de um público extremamente carente. Poderão receber os benefícios eventuais, pessoas e famílias com renda igual ou menor que meio salário mínimo por cada pessoa da família (renda per capita), que residam no município, distritos e localidades dentro deste território e, preferencialmente, que estejam inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal – CadÚnico.

O recebimento do benefício está condicionado ao atendimento e análise de critérios realizados por profissionais da Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Habitação. Outras informações mais sobre o plano de ação “Ciclo Seguro” poderão ser obtidas junto aos CRAS (Centro de Referência de Assistência Social).

DECOM – Itaperuna