Em Itaperuna, RJ, o Programa Saúde do Trabalhador (PST) vem realizando uma série de ações, visando atender as necessidades da classe trabalhadora do município.

Seguindo uma orientação do prefeito Alfredo Paulo Marques Rodrigues, Alfredão, que solicita às secretarias e setores da Prefeitura a desenvolverem ações e projetos em conjunto, o PST segue essa filosofia e vem trabalhando em parceria com CEREST (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador) e com o setor de Epidemiologia.

De acordo com Estevania Theadoriche de Moraes Coutinho, coordenadora do PST, são muitas as ações já realizadas nos primeiros meses da atual gestão.

“Nossa equipe, juntamente com as equipes do CEREST e Epidemiologia, já realizamos muitas atividades e ações com os trabalhadores da Saúde, além de atender a empresas no município. Realizamos testagem para identificar possíveis casos de covid-19, e campanha de vacinação contra a gripe. Ainda estamos realizando um trabalho de saúde mental com os trabalhadores da Saúde. Num primeiro momento atendemos os agentes de endemias, durante dois meses. Agora, vamos realizar o mesmo trabalho com os agentes comunitários”, explica a coordenadora.

O trabalho de saúde mental com os agentes de endemias foi idealizado em razão do momento de pandemia de covid-19. Os encontros aconteceram semanalmente nas dependências do CEREST/Saúde do Trabalhador.

Já em relação a campanha de vacinação contra a gripe, empresas como o Shop do Pão, Quatá, Santa Lúcia, e outras mais receberam a visita das equipes, que ministraram a vacina em seus respectivos funcionários.

Na Caixa Econômica Federal foram realizados testes rápido para detecção do coronavírus, além da campanha de vacinação contra a gripe. Já na fábrica de roupas Vest Surf, no distrito de Boa Ventura, as equipes ficaram três dias realizando os testes rápido de covid-19, devido à enorme quantidade de funcionários.

O Programa Saúde do Trabalhador (PST) vem se destacando no município com suas ações e iniciativas junto a empresas.

DECOM – Itaperuna