O Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci-RJ) divulgou um balanço das operações realizadas pela fiscalização nos municípios de Campos dos Goytacazes e Itaperuna no primeiro semestre de 2021. Nesse período foram registradas 40 autuações pelo exercício ilegal da profissão na região.

A equipe de fiscalização busca diminuir ao máximo as ilegalidades no setor imobiliário em todo o território do estado do Rio de Janeiro. É o Creci-RJ buscando o bem-estar da população, tanto em relação aos antedimentos das denúncias, quanto em relações às operações para diminuir as irregularidades dentro da profissão de corretores de imóveis.

Não são raros os casos de golpes aplicados por ilegais nas transações imobiliárias e por isso é muito importante a população se manter atenta. Através de uma atuação intensiva o Creci-RJ vem buscando combater o exercício ilegal em prol da segurança da sociedade nas negociações imobiliárias, como explica o presidente do Creci-RJ, Manoel da Silveira Maia:

– Acredito que o combate intensivo ao exercício ilegal da profissão é o trabalho mais importante realizado pelo Conselho, ou seja, impedir a atuação daqueles que não estão devidamente habilitados. Trata-se de uma medida de proteção à sociedade nas negociações imobiliárias e também de valorização aos corretores de imóveis, evitando golpes na aquisição imobiliária.

Vale esclarecer que a corretagem de imóveis é regulamentada pela lei 6.530/78, sendo obrigatória a inscrição no Creci-RJ para o exercício profissional. O corretor de imóveis possui conhecimento para intermediar uma negociação imobiliária. E aqui cabe destacar que não se trata de um processo simples. Requer muita atenção e preparo para que a segurança da negociação seja garantida. É importante salientar que os corretores de imóveis devem buscar o aprimoramento de forma constante para se manter atualizado e atender com eficiência as demandas da sociedade.

O Creci-RJ disponibiliza link no site para que a sociedade possa verificar se uma pessoa é ou não corretora de imóveis. Basta acessar o portal www.creci-rj.gov.br, na seção Busca Corretores e Imobiliárias.

O Creci-RJ acredita que a sociedade é parceira da instituição na hora de identificar um ilegal. Nesse sentido, o Conselho disponibiliza Canais de Denúncias para que em situações de ilegalidade, ou seja, quando verifique-se não se tratar de um corretor de imóveis intermediando a negociação, o Creci-RJ possa ser comunicado a fim de tomar as devidas providências.

A denúncia pode ser feita através dos contatos abaixo:

Whatsapp: (21) 99800-4882

E-mail:fiscalizacao@creci-rj.gov.br

Tel: (21) 3514-1835/ (21) 3514-1836

Em tempos de pandemia, ressalta-se que todas as medidas preventivas estão sendo adotadas pela equipe de fiscalização durante as operações.

Assessoria de Comunicação Creci-RJ