Em Itaperuna, Fórum de Educação Municipal 2021 alcança cerca de 10 mil visualizações

Compartilhe
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

Em Itaperuna, RJ, o Fórum de Educação Municipal 2021, evento que aconteceu de 09 a 13 de agosto de forma online através do YouTube, alcançou cerca de 10 mil visualizações durante os encontros virtuais. O fórum realizado pela Secretaria Municipal de Educação é uma etapa da CONAPE (Conferência Nacional Popular de Educação).

O prefeito Alfredo Paulo Marques Rodrigues, Alfredão; além do secretário Municipal de Educação, Marcelo Poeys; e o presidente da Câmara Municipal de Itaperuna, Sinei Menezes (Torresmo); fizeram a abertura do fórum e deixaram uma mensagem de boas-vindas aos participantes. Fabiana França Ferreira da Silva, coordenadora Geral Executiva de Apoio à Política da Educação, foi uma das organizadoras do fórum e apresentadora do evento.

Dentre os palestrantes, o professor mestre Anízio Pirozzi, que abordou o ‘Plano Nacional de Educação, Políticas e Direitos à Educação’. Drª Inessa Trócilo Rodrigues Azevedo, que palestrou sobre ‘Educação e Diversidade, Justiça Social, Inclusão e Direitos Humanos’. ‘O Plano Nacional de Educação, Planos Decenais e Políticas Públicas Setoriais e Valorização dos Profissionais da Educação’, foi debatido através de uma roda de conversa. Já o Dr. Paulo Jonas palestrou sobre ‘Décadas de Luta: A Pandemia, Avanços e Retrocessos e a Defesa da Educação’. E, por fim, o professor mestre João Paulo abordou o tema ‘Gestão Democrática da Escola’.

Marcelo Poeys, secretário Municipal de Educação, lembrou que o Fórum Nacional é composto por mais de 40 entidades que visa a luta pela Democracia, em seu mais amplo sentido.

“E pelos direitos sociais, o que inclui a luta pela educação pública e popular gratuita, inclusiva e de qualidade social, com gestão pública, desde a educação infantil até a pós-graduação. Quero fazer um agradecimento especial ao prefeito Alfredão, que se empenhou ao máximo pela realização do evento; e a todos que trabalharam para a realização do Fórum, desde a organização até os momentos de reflexão e crescimento”, finaliza o secretário.

A CONAPE é uma proposta que visa discutir políticas públicas para a Educação e garantia de direitos. No município de Itaperuna foi organizado por Fabiana França; e pela equipe do Núcleo de Planejamento e Projetos, com as professoras Kátia Bastos e Alexandra Braga.

Devido a pandemia de covid-19, o congresso aconteceu de forma online. O evento foi direcionado a todos os profissionais da Educação, bem como a todos os munícipes.

DECOM – Itaperuna