A Secretaria Municipal de Turismo de Itaperuna e a Fundação Universitária de Itaperuna – FUNITA – assinaram um Termo de Cooperação que pretende alavancar a indústria de turismo no município. A assinatura, iniciativa inédita na cidade, aconteceu nesta terça-feira, dia 24 de agosto, no gabinete do prefeito Alfredão.

Entre os ítens, o termo inclui o avanço no diagnóstico das necessidades da vasta indústria do turismo com o apoio acadêmico, além de criar cursos e eventos que possam beneficiar o setor, como a qualificação de mão de obra, ampliação das possibilidades da tecnologia, entre outros.

“É um momento singular, ímpar para Itaperuna, quando o turismo é colocado em primeiro plano. O prefeito Alfredão nos orientou a buscar todos os recursos para que a indústria do turismo pudesse avançar. Nós estamos preocupados e atentos aos novos momentos do turismo buscando de todas as formas colaborar com a vasta cadeia do setor em Itaperuna, principalmente no distrito de Raposo, onde temos altas demandas que precisam ser solucionadas. Essa iniciativa, que é inédita no município, é fundamental para que os próximos anos do turismo sejam trabalhados de forma otimizada e profissional”, disse o secretário de Turismo, Marcelo Nascimento.

Além de Marcelo, estiveram presentes no momento da assinatura do termo o prefeito de Itaperuna, Alfredo Paulo Marques, o Alfredão, e a presidente da FUNITA, Viviane Bastos.

“Todos os nossos convênios tem o objetivo de aprimorar a capacidade do funcionalismo público e da nossa comunidade em geral. Produzimos efeitos para o sistema educacional e vamos agora produzir a possibilidade da capacidade de riqueza do município apoiando a Secretaria de Turismo. Nossa intenção é certificar esses profissionais e ampliar a capacidade técnica a partir da educação, também buscamos outros convênios públicos e estamos realizando um trabalho amplo de reestruturação da Fundação e proposição de novos cursos.” Disse Viviane.

“Estou muito atento às questões do turismo na cidade e essa é uma das principais áreas que precisamos explorar e ampliar para que Itaperuna ganhe ainda mais destaque em toda a região”, disse o prefeito Alfredão.