A Prefeitura de Itaperuna, RJ, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Habitação lançou o plano de ação “Ciclo Seguro”. E, nesta primeira fase do programa serão distribuídos 3.000 pacotes de absorventes. Cada kit contém dois pacotes, totalizando 16 unidades.

O “Ciclo Seguro” é mais uma ação que vem atender às necessidades de um público extremamente carente. Poderão receber os benefícios eventuais, pessoas e famílias com renda igual ou menor a meio salário mínimo por cada pessoa da família (renda per capita), que residam no município, distritos e localidades dentro deste território e, preferencialmente, que estejam inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal – CadÚnico.

O recebimento do benefício está condicionado ao atendimento e análise de critérios realizados por profissionais da Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Habitação. Outras informações sobre o plano de ação “Ciclo Seguro” poderão ser obtidas junto aos CRAS (Centro de Referência de Assistência Social).

Para Olliver Trajano, secretário Municipal de Assistência Social, Trabalho e Habitação, a compra dos produtos de higiene menstrual chega em boa hora. “O prefeito Alfredão é uma pessoa muito preocupada com a situação dos nossos assistidos e esse kit, chega em boa hora para as jovens em situação de vulnerabilidade. Estima-se que o número de meninas que deixam de ir às aulas e de conviver em sociedade durante o período menstrual é maior entre as adolescentes em situação de vulnerabilidade”, diz Olliver.

O prefeito Alfredo Paulo Marques Rodrigues, Alfredão, informou que nesta primeira fase do projeto as adolescentes entre 10 a 18 anos terão prioridade. “Mas, vamos atender também outras mulheres que estejam em conformidade com as exigências do programa. A Secretaria de Assistência Social vai fazer a distribuição dos kits para as famílias, juntamente com as cestas básicas dos benefícios eventuais”, finaliza o prefeito.

DECOM – Itaperuna