Em Itaperuna, RJ, o Programa Saúde do Trabalhador (PST) realiza ações, visando atender as necessidades da classe trabalhadora do município.

A equipe do PST, em parceria com CEREST-Noroeste/RJ (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador) e com o setor de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde concluíram a segunda etapa da campanha de vacinação contra gripe, junto aos funcionários da empresa Quatar.

Segundo Estevania Theadoriche de Moraes Coutinho, coordenadora do PST, o prefeito Alfredo Paulo Marques Rodrigues, Alfredão, e o secretário Municipal de Saúde Marcelo Ferreira tem dado total apoio às equipes de trabalho.

“Tanto o prefeito Alfredão, como o secretário Marcelo Ferreira tem nos dado total apoio na realização dos trabalhos. As equipes vem trabalhando diariamente, visando o melhor para os nossos trabalhadores, e temos conseguido bons resultados em nossas ações. Também é importante lembrar do apoio que estamos recebendo da coordenadora de Imunização, Jociene de Almeida”, lembra Estevania.

MAIS AÇÕES REALIZADAS PELAS EQUIPES
O trabalho em conjunto das equipes já rendeu bons resultados. Foram muitas as atividades e ações com os trabalhadores da Saúde, além de atender a empresas no município.

Foram realizadas testagens para identificar possíveis casos de covid-19, e campanha de vacinação contra a gripe. Ainda vem sendo realizado trabalho de saúde mental com os trabalhadores da Saúde. O trabalho de saúde mental com os agentes de endemias foi idealizado em razão do momento de pandemia de covid-19. Os encontros acontecem semanalmente nas dependências do CEREST/Saúde do Trabalhador.

Já em relação a campanha de vacinação contra a gripe, empresas como o Shop do Pão, Quatá, Santa Lúcia, e outras mais receberam a visita das equipes, que ministraram a vacina em seus respectivos funcionários. Na Caixa Econômica Federal foram realizados testes rápido para detecção do coronavírus, além da campanha de vacinação contra a gripe. E na fábrica de roupas Vest Surf, no distrito de Boa Ventura, as equipes ficaram três dias realizando os testes rápido de covid-19, devido à enorme quantidade de funcionários.

O Programa Saúde do Trabalhador (PST) vem se destacando no município com suas ações e iniciativas junto a empresas.

DECOM – Itaperuna