Tendência mundial, o oferecimento de serviços por empresas especializadas em produtos foi tema do debate do Aquário Regional Norte Fluminense, evento inédito na região organizado pela Firjan com o apoio da Representação Regional Norte Fluminense. O Aquário Casa Firjan é reconhecido por apresentar tendências de mercado a fim de melhorar a competitividade das empresas fluminenses.

“O tema é de suma importância diante da presença do Porto do Açu e da força do mercado de Petróleo e Gás. Foi uma ótima oportunidade para nos atualizarmos e pensarmos novas estratégias que atendam às exigências do mercado, que vem se reinventando constantemente com as novas tecnologias”, destacou o presidente da Firjan Norte Fluminense, Francisco Roberto de Siqueira.

Líder do Aquário Casa Firjan, Iuri Campos destacou que o tema foi cocriado com empresários do Norte Fluminense e a equipe de Conteúdo da Casa Firjan. A edição Norte Fluminense foi a segunda edição do Aquário Regional – a primeira foi na Região Serrana.

“Definimos juntos o tema de acordo com o que conversamos e vimos as necessidades do mercado local. E assim buscamos especialistas que são referências no assunto para ajudar o empresariado a desenvolver ainda mais seu negócio”, afirma Iuri.

A palestra “Servitização na indústria: Como inovar e agregar valor para a cadeia de clientes”, foi feita pelo professor associado do Departamento de Engenharia Industrial da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Alejandro Frank, que também é pesquisador afiliado do MIT Industrial Performance Center. Alejandro abriu a palestra focando na mudança de comportamento do cliente.

“A nova geração é um grande desafio para as indústrias, pois a forma de consumo mudou. Em vez da posse, privilegia-se o compartilhamento: é o caso do uso de carros e aplicativos de carona, ou a busca por casas residenciais compartilhadas em detrimento dos hotéis”, afirmou.

Alejandro também deu diversos exemplos de como as indústrias ao redor do mundo estão agregando valor aos seus produtos. É o caso, por exemplo, da indústria automotiva, que oferece customizações e até painéis interconectados a uma grande rede de lanchonetes.

“Essa tendência está diretamente ligada ao conceito da Indústria 4.0. A servitização cria uma nova forma de fidelização e de contato com o cliente, agregando valor ao que é oferecido. O foco passa a ser não o produto, mas, sim, as soluções que o cliente busca”, complementou.

A palestra foi aberta ao público no canal da Firjan no YouTube, e no final houve uma sessão para dúvidas entre o palestrante e empresários convidados. Entre as sugestões citadas, os conselheiros da Firjan Norte Fluminense sugeriram a aliança das indústrias com pequenas empresas, de forma a desenvolver a servitização. Outro destaque dos empresários foi um exemplo de como as grandes construtoras vêm apostando em construções para alugar em vez de vender – o que vem ao encontro da Construção Civil em Campos, por ser uma cidade universitária e por ser dos setores que mais vêm crescendo nesta retomada. O evento pode ser conferido no canal da Firjan no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=31S1SKHHevE

 Sobre o Aquário

O Aquário Casa Firjan é uma série de encontros semanais sobre os principais temas para lideranças. Transmitido e disponibilizado no canal do Youtube da Firjan e na plataforma de conteúdo da Casa Firjan, o evento apresenta tendências de mercado e comportamento que já podem ser percebidas a curto e médio prazo e que transformam a realidade dos gestores e das empresas. O Aquário é parte do Lab de Tendências da Casa Firjan, que alerta sobre tendências inovadoras com impacto em negócios, profissões e na sociedade. Os eventos também incluíram a Transformação Digital como pano de fundo das discussões ao longo de 2021.

Felipe Sáles

Assessor de Imprensa