Aquário Regional Norte Fluminense mostra como empresas podem se beneficiar com oferta de serviços

Compartilhe
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

Tendência mundial, o oferecimento de serviços por empresas especializadas em produtos foi tema do debate do Aquário Regional Norte Fluminense, evento inédito na região organizado pela Firjan com o apoio da Representação Regional Norte Fluminense. O Aquário Casa Firjan é reconhecido por apresentar tendências de mercado a fim de melhorar a competitividade das empresas fluminenses.

“O tema é de suma importância diante da presença do Porto do Açu e da força do mercado de Petróleo e Gás. Foi uma ótima oportunidade para nos atualizarmos e pensarmos novas estratégias que atendam às exigências do mercado, que vem se reinventando constantemente com as novas tecnologias”, destacou o presidente da Firjan Norte Fluminense, Francisco Roberto de Siqueira.

Líder do Aquário Casa Firjan, Iuri Campos destacou que o tema foi cocriado com empresários do Norte Fluminense e a equipe de Conteúdo da Casa Firjan. A edição Norte Fluminense foi a segunda edição do Aquário Regional – a primeira foi na Região Serrana.

“Definimos juntos o tema de acordo com o que conversamos e vimos as necessidades do mercado local. E assim buscamos especialistas que são referências no assunto para ajudar o empresariado a desenvolver ainda mais seu negócio”, afirma Iuri.

A palestra “Servitização na indústria: Como inovar e agregar valor para a cadeia de clientes”, foi feita pelo professor associado do Departamento de Engenharia Industrial da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Alejandro Frank, que também é pesquisador afiliado do MIT Industrial Performance Center. Alejandro abriu a palestra focando na mudança de comportamento do cliente.

“A nova geração é um grande desafio para as indústrias, pois a forma de consumo mudou. Em vez da posse, privilegia-se o compartilhamento: é o caso do uso de carros e aplicativos de carona, ou a busca por casas residenciais compartilhadas em detrimento dos hotéis”, afirmou.

Alejandro também deu diversos exemplos de como as indústrias ao redor do mundo estão agregando valor aos seus produtos. É o caso, por exemplo, da indústria automotiva, que oferece customizações e até painéis interconectados a uma grande rede de lanchonetes.

“Essa tendência está diretamente ligada ao conceito da Indústria 4.0. A servitização cria uma nova forma de fidelização e de contato com o cliente, agregando valor ao que é oferecido. O foco passa a ser não o produto, mas, sim, as soluções que o cliente busca”, complementou.

A palestra foi aberta ao público no canal da Firjan no YouTube, e no final houve uma sessão para dúvidas entre o palestrante e empresários convidados. Entre as sugestões citadas, os conselheiros da Firjan Norte Fluminense sugeriram a aliança das indústrias com pequenas empresas, de forma a desenvolver a servitização. Outro destaque dos empresários foi um exemplo de como as grandes construtoras vêm apostando em construções para alugar em vez de vender – o que vem ao encontro da Construção Civil em Campos, por ser uma cidade universitária e por ser dos setores que mais vêm crescendo nesta retomada. O evento pode ser conferido no canal da Firjan no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=31S1SKHHevE

 Sobre o Aquário

O Aquário Casa Firjan é uma série de encontros semanais sobre os principais temas para lideranças. Transmitido e disponibilizado no canal do Youtube da Firjan e na plataforma de conteúdo da Casa Firjan, o evento apresenta tendências de mercado e comportamento que já podem ser percebidas a curto e médio prazo e que transformam a realidade dos gestores e das empresas. O Aquário é parte do Lab de Tendências da Casa Firjan, que alerta sobre tendências inovadoras com impacto em negócios, profissões e na sociedade. Os eventos também incluíram a Transformação Digital como pano de fundo das discussões ao longo de 2021.

Felipe Sáles

Assessor de Imprensa