Em Itaperuna, RJ, o setor de Vigilância Ambiental em Saúde (CVAS) segue realizando uma série de ações nos bairros e distritos do município.

O combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika é uma das atividades rotineiras das equipes, que seguem trabalhando firmes, a fim de minimizar os impactos ocasionados pelo mosquito transmissor.

Dentre os serviços, telamento de caixas d´água, trabalho de orientação e conscientização, além de outras ações. Para ajudar no controle da proliferação do mosquito, a orientação é manter os quintais sempre limpos, eliminando ou guardando longe da chuva, todo objeto que possa acumular água, como pneus velhos, latas, recipientes plásticos, tampas de garrafas, copos descartáveis e até cascas de ovos.

Além disso, o lixo doméstico deve ser acondicionado em sacos plásticos e descartado adequadamente, em depósitos fechados.

Para outras informações, solicitação de atendimento específico, dentre outras questões relacionadas ao setor, dirija-se à Vigilância Ambiental em Saúde (Casa Verde), situada na Rua Júlio César, 99, Centro (em cima da Farmacinha do SUS).

O contato também pode ser feito através de e-mail – cvasitaperuna@gmail.com – quando um membro da equipe irá providenciar as devidas orientações sobre as demandas que venham a surgir.

Ainda é possível se dirigir à UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima de sua residência e relatar algum problema ao Agente Comunitário de Saúde (ACS), que passará a informação à Coordenação da Vigilância Ambiental em Saúde.

DECOM – Itaperuna