Competição esquenta no 6º Concurso Leiteiro de Curral de Itaperuna

Compartilhe
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

Com apenas 60 gramas de leite à frente, a vaca que tem o nome de “Princesa” está no pódio da disputa do 6º Concurso Leiteiro de Curral de Itaperuna, promovido pela Secretaria de Agricultura do município. Princesa é da fazenda Bom Retiro, da localidade do Valão do Cágado, do proprietário Alexandre Pereira, que também disputa com outro animal, a “Malhada”. No último sábado a ordenha da Princesa chegou 30,060 kg, passando as outras cinco vacas leiteiras participantes do concurso.

São 32 participantes. De acordo com o regulamento, cada produtor de leite participa do concurso com dois animais. Cada dia a disputa acontece em um determinado curral. As Ordenhas são realizadas pela manhã e pela tarde, com 20 minutos cada. Ganha a vaca que produzir a quantidade de leite mais aproximada de 30 kg, tanto para menos, quanto para mais.

Até o último domingo (12/09), a classificação dos primeiros lugares está:
2º lugar – vaca Letícia, da Fazenda PauD’alho, com 29,610kg;
3º lugar – vaca Vitória, Fazenda PauD’alho, com 30,620kg;
4º lugar – vaca Malhada, Fazenda Bom Retiro, com 30,635 kg.

“Está sendo uma transformação para o rebanho leiteiro. Esse é um modelo diferente de concurso que está dando certo e tem outros municípios já querendo adotar. Aqui não é só competição, é troca de experiência e conhecimento, só tem a acrescentar aos produtores rurais da nossa cidade”, disse o prefeito Alfredão.

“Esse concurso é para resgatar a nossa pecuária que foi muito prejudicada com a pandemia. Já fomos a maior bacia leiteira do estado do Rio e vamos trabalhar, dar todo suporte necessário para o produtor investir em uma alimentação de qualidade para o gado, como na plantação de capim, da cana, do milho e da selagem. O objetivo é aumentar a nossa produção de leite para voltarmos a ser referência”, disse o secretário de Agricultura, Ademir Pessanha.

O 6º Concurso Leiteiro de Curral de Itaperuna segue até o dia 28 de outubro. Para acompanhar as etapas da competição, acesse as redes sociais da Prefeitura.