Secretaria de Turismo de Itaperuna incentiva cadastramento de empresários do setor ao Ministério do Turismo

Compartilhe
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

Uma forma de dar ainda mais segurança, credibilidade e visibilidade ao turismo local, a Secretaria de Turismo de Itaperuna incentiva empresários do setor turístico do município a se cadastrarem no Cadastur – Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos, do Ministério do Turismo. O secretário da pasta, Marcelo Nascimento, tem visitado algumas empresas e também propriedades rurais que se tornaram pontos turísticos atraindo milhares de pessoas, como o Sítio Taquari Paiol, no distrito de Retiro do Muriaé. Recentemente o secretário esteve no local conhecendo sua riqueza cultural, ambiental e turística.

“A gente sabe que Itaperuna tem uma força muito grande no turismo, muita gente não consegue mensurar isso, mas a riqueza cultural-turística que nós temos é vasta. Hoje conhecendo o Sítio Taquari Paiol e ainda fazendo o cadastro no Cadastur, com essa maravilhosa receptividade da Dona Graça e toda sua família que está à frente do local, é muito gratificante. Nós podemos avançar muito mais com o turismo na cidade”, disse Marcelo.

“A visita do Marcelo e o cadastro no Cadastur estão sendo muito importantes para nós. Já tinha um tempo que queríamos fazer o cadastro para apresentar ao Brasil que temos muita coisa legal aqui pra mostrar, transformando coisas simples em coisas interessantes. Acreditamos que aqui em Itaperuna é possível sim trabalhar o turismo. Estamos há três anos trabalhando com a pousada e esse cadastro está sendo a melhor coisa que estamos fazendo nos últimos tempos. É de grande importância que os outros proprietários de lugares turísticos somem forças e também façam o Cadastur”, disse dona Maria das Graças Magalhães, proprietária do Sítio Taquari Paiol.

Cadastur –
O Cadastur é um programa executado pelo Ministério do Turismo e tem o objetivo de promover o ordenamento, a formalização e a legalização de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor de turismo.
De acordo com a Lei nº 11.771, de 17 de setembro de 2008, o cadastro é obrigatório para acampamentos turísticos; agências de turismo; meios de hospedagem; organizadoras de eventos; parques temáticos e transportadoras turísticas.
Quem se cadastra, além de servir como uma importante fonte de consulta para o turista, também garante diversas vantagens e oportunidades, como o acesso a financiamento por meio de bancos oficiais; apoio em eventos, feiras e ações do Ministério do Turismo; incentivo à participação em programas e projetos do governo federal; participação em programas de qualificação promovidos e apoiados pelo Ministério do Turismo; visibilidade nos sites do Cadastur e do Programa Viaje Legal.