Deputado Marcus Vinícius quer que bares alertem sobre crime de importunação sexual

Compartilhe
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

O deputado estadual Marcus Vinícius (PTB) apresentou um projeto de lei que obriga bares, boates, restaurantes e casas de show a afixarem placas e cartazes de forma legível e aparentes ao público lembrando que importunação sexual é crime.

¨O consumo de bebidas alcoólicas vendidas nesses lugares, geralmente, encoraja o autor e expõe muitas mulheres a uma situação constrangedora. Por isso acho importante alertar sobre a prática criminosa, principalmente, porque muitos desconhecem a lei¨, ressaltou o deputado.

De acordo com a Lei 13718/2018, o crime de importunação sexual consiste na prática de ato libidinoso contra e sem a anuência da vítima com o objetivo de ¨satisfazer a própria lascívia ou a de terceiro¨.

Caso for aprovada, a proposta estabelece que as placas e cartazes devem conter o texto ¨Importunação Sexual é crime. Denuncie! Lei 13718/2018¨. O texto deve ainda ser traduzido para a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS).

No final de setembro, o governador Cláudio Castro (PL), sancionou a lei 9.403/2021, de coautoria do deputado, que estabelece que mulheres vítimas de violência doméstica ou familiar tenham prioridade de inclusão nos programas sociais, de saúde e de geração de emprego e renda gerenciados ou financiados pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro.