Em Itaperuna, RJ, a secretária Municipal de Saúde Adriana Levone concedeu entrevista na última terça-feira, 23, quando falou especificamente sobre a apresentação do cartão de vacina (covid-19), em eventos, shows e festa.

De acordo com a secretária, já havia a necessidade de apresentar a comprovação da primeira dose.

“Já existia a necessidade da comprovação da primeira dose, e agora, estamos intensificando a campanha para que as pessoas venham tomar a segunda dose e complementar o ciclo vacinal. Além de incentivar a complementação do ciclo, precisamos proteger a coletividade. Essa é uma orientação do Ministério da Saúde e se você olhar os eventos que estão acontecendo no Rio, por exemplo, os shows e jogos estão solicitando essa comprovação; assim como viagem em avião, visita a outros países etc. É uma regra geral, pelo bem da coletividade, e não fomos nós que inventamos isso”, comenta a secretária.

A secretária ainda explicou onde o cartão será solicitado e reforçou que a necessidade de apresentação será apenas para eventos grandes.

“A solicitação será para casas de shows e espetáculos, boates e arenas com essa finalidade, formaturas, encontros sociais partidários e entidades associativas, casa de festa infantil e espaço de festa infantil, parques de diversões itinerantes, feiras de negócios e exposições, e eventos similares. Não é no bar do Seu João, por exemplo, ou no comércio local, ou no restaurante da esquina; mas se você for em show, será necessária a apresentação do cartão de vacina”, explica a secretária.

Por fim, ela informou que na próxima sexta-feira, 26, a Prefeitura de Itaperuna vai publicar o decreto, detalhando esta situação, referente à apresentação do cartão de vacina.

DIA D CONTRA A COVID-19
A Secretaria Municipal de Saúde vem realizando ações, buscando ampliar o número de vacinados contra a covid-19 no município, bem como intensificar a conscientização sobre a necessidade de conclusão do ciclo vacinal. No próximo sábado, 27, será realizado o Dia D de vacinação contra a covid-19.

Quem ainda não tomou a 2ª dose da vacina, separe o cartão de vacinação e procure a unidade de saúde mais próxima de sua residência. Todas as pessoas acima de 18 anos, que já tomaram as 2 doses há 5 meses ou mais; podem tomar a 3ª dose de reforço.

POSTOS DE VACINAÇÃO – Centro de Saúde Dr. Raul Travassos, de 8h às 15h; e em todas as UBS (Unidade Básica de Saúde), inclusive nos distritos, de 08h às 12h.

DECOM – Itaperuna