Fazenda Legal: Segunda edição do programa chega em Quissamã

Compartilhe
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

A segunda edição deste ano acontecerá em Quissamã, no Norte Fluminense nos dias 20 e 21 de maio. O projeto itinerante do governo do estado em parceria com a Secretaria de Agricultura levará aos municípios contemplados a agricultura do futuro, facilitando a conexão do produtor com a tecnologia e empreendedorismo que são úteis para o desenvolvimento de suas atividades. Tem o intuito de impulsionar o agronegócio fluminense.

– A primeira edição do Fazenda Legal foi um sucesso e desta vez estaremos chegando em Quissamã, oferecendo vários serviços gratuitos para o produtor rural que passar pelo local do evento. Serão dois dias de muito conhecimento que irá proporcionar ao agricultor local e de municípios vizinhos, contato com tecnologia e informação que atenderá as necessidades do produtor – destacou Alex Grillo, secretário de Agricultura.

O Programa Fazenda Legal 2022, é uma realização da Pesagro-Rio através da Secretaria de Estado de Agricultura e suas vinculadas – Emater-Rio, Fiperj e Ceasa com a parceria da Federação da Agricultura, Pecuária e Pesca do Estado do Rio de Janeiro (FAERJ), do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Rio de Janeiro (SENAR Rio).

O projeto contará com a participação de Instituições de Pesquisa, Extensão, Desenvolvimento e Crédito Agrícola em 8 módulos informativos de assistência técnica em diversas áreas, além de palestras e debates.

– Quissamã é um grande polo de desenvolvimento da agropecuária no estado do Rio de Janeiro, portanto levar o Fazenda Legal nesta segunda edição é um prazer e nossa obrigação. Estaremos oferecendo todos os nossos serviços da Secretaria de Agricultura e suas vinculadas para o produtor poder melhorar a sua produção e propriedade juntamente com outros parceiros como a FAERJ e o SENAR, além de parceiros financeiros – destacou o presidente da Pesagro-Rio, Paulo Renato Marques.

A Emater-Rio vai marcar presença com serviços de cidadania e palestras com informações técnicas sobre a cadeia agropecuária. Alguns dos temas abordados serão Segurança Alimentar e Mercado Institucional e Desafios da Pecuária de Leite.

– Estaremos com as emissões da carteira do produtor rural, da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), entre outros documentos, e facilitando acesso aos programas de crédito, como o ‘Terra Brasil’, do governo federal. Além disso, os técnicos extensionistas estão prontos para enquadrar o produtor que atenda aos requisitos para a isenção do ICMS na conta de energia e garantir o benefício – informou o presidente da Emater-Rio, Marcelo Costa.

O Programa foi criado em 2005 com a finalidade de propagar, gratuitamente, informações e conhecimentos da área rural, apontando o melhor caminho para manter o produtor em dia com as suas obrigações legais, atendendo nestes anos mais de 15 mil produtores do Estado do Rio de Janeiro.