Itaperuna celebra o Dia da Defensoria Pública com iluminação no Cristo Redentor

Compartilhe
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

Instituído pela Lei 10.448 de 2002, o Dia Nacional da Defensoria Pública é celebrado em 19 de maio. E, segundo informações do Senado Federal, o dia foi escolhido conforme a data do falecimento de Santo Ivo, Ivo Hélory de Kermartín, doutor em teologia, direito, letras e filosofia. Santo Ivo era considerado o patrono dos advogados, que atuou como defensor dos pobres, órfãos e viúvas.

O município itaperunense vai homenagear os defensores, servidores, estagiários, equipe de apoio e demais colaboradores desta importante Instituição, iluminando o monumento ao Cristo Redentor, com a cor predominante da Defensoria Pública, o verde.
Coordenadora da Região 7, a defensora pública Dra. Valeria de Rezende Rodrigues Brum Garcia, agradeceu ao prefeito Alfredo Paulo Marques Rodrigues, Alfredão, a bela homenagem; e reforçou o compromisso da Instituição em bem servir a população de forma honrosa, trabalhando para defender os direitos dos menos favorecidos, oferecendo dignidade e justiça.

A Dra. Alessandra Mônica Rodrigues Monteiro, defensora pública e diretora de eventos e social da ADPERJ (Associação das Defensoras e Defensores Públicos do Estado do Rio de Janeiro), informou que monumentos emblemáticos da capital fluminense, também vão ganhar a cor verde, dentre eles, a Roda Gigante, Museu de Arte do Rio, Arcos da Lapa, Cristo Redentor do Corcovado e (ALERJ) Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro; esses monumentos serão iluminados a partir das 17h.

O Cristo Redentor de Itaperuna é o primeiro do Brasil a ser reconhecido oficialmente como monumento irmão do Cristo Redentor do Corcovado, através de processo de geminação, assinado pela Prefeitura de Itaperuna com a Mitra Arquiepiscopal do Rio de Janeiro (representada pelo Santuário Cristo Redentor). O monumento em Itaperuna ficará com a cor verde no dia 19 de maio.

‘ONDE HÁ DEFENSORIA, HÁ JUSTIÇA E CIDADANIA’

Com o tema ‘Onde há Defensoria, há Justiça e Cidadania’, as celebrações deste ano visam ratificar o trabalho de defensoras e defensores públicos, em defesa do acesso à Justiça, aos cidadãos mais vulneráveis. Também, pretende-se destacar a relevância da Defensoria Pública para a democracia. Outro fator de suma importância são as ações realizadas pela Instituição durante todo o ano, revelando aos cidadãos seus direitos e como proceder para que os mesmos, sejam respeitados.

 

Informação – Comuniqque
Imagem – ADPERJ com foto reproduzida da Internet (Decom)