Porciúncula ganha R$ 1 milhão de emendar parlamentar para construção do novo CAPS

Compartilhe
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

O município de Porciúncula comemora a conquista de R$ 1 milhão para construção do novo Centro de Atenção Psicossocial (Caps) através de emenda parlamentar do deputado federal Glauber Braga (PSOL/RJ). A conquista do projeto “Porciúncula Resgatando Vidas” veio no último dia 13.

Porciúncula competiu com outras nove cidades por reunião online. De acordo com o secretário de Saúde, Higino Reis Lira, foi necessária uma grande mobilização para se obter o resultado. Com aproximadamente 400 participantes, Porciúncula venceu com 38% dos votos.

“Conseguimos trazer para um município pequeno, que tem pouco eleitores, talvez, nessa área especificamente, se fosse buscar uma emenda dessa em Brasília, talvez não conseguiria nenhum deputado para colocar. O município não estaria transferindo uma quantidade de votos necessários, principalmente por um valor desses de uma emenda de um milhão de reais. Mas por ser uma reunião de emenda participativa, conseguimos mobilizar o município, toda área de saúde, várias pessoas participaram desta reunião virtual. Votaram na nossa proposta e saímos vitoriosos”, comemora Higino.

Atualmente a sede do CAPS atende em um espaço alugado, adaptado para os atendimentos. Alguns terrenos estão disponíveis para construção da nova sede, sendo que um deles praticamente foi escolhido por ser de fácil acesso. Ainda não se tem previsão de quando será iniciada a obra. As emendas só serão empenhadas pelo deputado junto ao Ministério da Saúde em outubro, mês da eleição. Posteriormente, uma série de ações serão feitas para concretização da tão sonhada obra.