Equipe de Educação em Saúde visita a Escola José Ferreira Sales em Itaperuna

Compartilhe
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

Em Itaperuna, RJ, a equipe de Educação em Saúde, vinculada à Coordenação de Vigilância Ambiental em Saúde (CVAS) continua realizando uma série de trabalhos e ações em escolas do município. Na semana passada foi a vez de professores e alunos da Escola Municipal José Ferreira Sales receberem a equipe.

A equipe da CVAS também já esteve em outras escolas, como por exemplo, Escola Municipal Vereador Elzo Galvão da França; Escola Municipal Santa Paz, no distrito de Raposo; Escola Municipal Nossa Senhora das Graças, trabalhando com alunos do Ensino Fundamental II; Escola Municipal José de Paula Nogueira; Escola Municipal Dr. Auto de Oliveira Pinto; Escola Municipal Lincoln Barbosa de Castro; Escola Municipal Sítio São Benedito; entre outras unidades escolares.

Dentre as ações realizadas nas unidades escolares, palestras, distribuição de material informativo, além de um bate papo descontraído com os alunos, mostrando de maneira prática e simples, como evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue chikungunya e zika.

É sempre importante lembrar que o combate ao mosquito precisa ser uma luta de todos nós, cidadãos, e uma simples vistoria no próprio quintal é muito importante.

Por isso, tampe as caixas d’água; mantenha as calhas sempre limpas; deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo; mantenha as lixeiras tampadas; deixe ralos limpos e com aplicação de tela; limpe semanalmente ou preencha pratos de vasos de plantas com areia; limpe com escova ou bucha, os potes de água para animais; dentre outras ações. Assim sendo, a população estará ajudando a combater o mosquito.

Para outras informações, solicitação de atendimento específico, dentre outras questões relacionadas ao setor, dirija-se à Vigilância Ambiental em Saúde (Casa Verde), situada na Rua Júlio César, 99, Centro (em cima da Farmacinha do SUS).

O e-mail do setor – cvasitaperuna@gmail.com – é outra forma de contato. Você ainda pode se dirigir à UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima de sua residência e relatar algum problema ao agente comunitário de saúde, que ele passará a informação à Coordenação da Vigilância Ambiental em Saúde.

 

DECOM – Itaperuna