Saúde e Segurança de Alimentos: Secretaria de Estado de Agricultura ressalta trabalho de prevenção e gerenciamento de riscos de origem alimentar

Compartilhe
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

Celebrado na última terça-feira, dia 07 de junho, o Dia Mundial da Segurança dos Alimentos vem ganhando cada vez mais relevância em todo o mundo, com o intuito de chamar a atenção para prevenir e gerenciar riscos de origem alimentar. A Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, por meio do trabalho da equipe de Serviço de Inspeção Estadual SIE/RJ da Coordenadoria de Controle de Qualidade de Produtos – COOCQP, atua dentro da Superintendência de Defesa Agropecuária, realizando diversas ações de fiscalização sanitária.

Com o tema “Alimentação Segura, Melhor Saúde”, a data destaca todo o acesso a alimentos seguros e essenciais para a saúde e o bem-estar das pessoas, dos animais e do meio ambiente. Tendo a qualidade verificada, a população pode aproveitar ao máximo o valor nutricional e os benefícios mentais e sociais de compartilhar uma refeição segura.

– A população tem um papel fundamental na prevenção de doenças e na segurança de alimentos, seja exigindo qualidade, denunciando a produção ou produtos sem certificação sanitária e até buscando conhecimento sobre o assunto. E nosso objetivo é garantir que os alimentos de origem animal cheguem à mesa do consumidor final com a qualidade desejada – ressalta o coordenador estadual de Controle e Qualidade de Produtos Agropecuários, André Sampaio.

Serviço de Inspeção Oficial

O Serviço de Inspeção Oficial é responsável pelo registro, controle e fiscalização higiênico-sanitária e tecnológica da produção de alimentos de origem animal como carne, leite, pescado, mel, ovos e seus respectivos derivados. As ações de inspeção e fiscalização, realizadas por fiscais agropecuários/médicos-veterinários e seus auxiliares, são baseadas em normas, padrões de higiene e leis, que visam eliminar ou minimizar os riscos de contaminação durante a industrialização e manipulação desses alimentos. No Brasil existem os Serviços de Inspeção sob as esferas federal, estadual ou municipal.

Atribuições do SIE/RJ

As ações do SIE/RJ compreendem um conjunto de atividades dentre as quais destacam-se:
– vistorias técnicas nos locais em que as agroindústrias estão ou pretendem se instalar;
– análises e aprovações de projetos agroindustriais e de fluxo de produção;
– análises de processos de fabricação, rotulagem e registro de produtos;
– acompanhamento e fiscalização das atividades de rotina das agroindústrias;
– inspeção ante e post morte dos animais em estabelecimentos de abate;
– coleta de produtos de origem animal para análises oficiais;
– ações de combate a fraudes e à clandestinidade;
– ações de educação sanitária;
– Interdição, suspensão, apreensão e destruição de alimentos fraudados ou impróprios para o consumo;
– realização e/ou apoio de pesquisas relacionadas a produção e a segurança de alimentos.