Prefeitura de Itaperuna realiza arborização urbana do calçadão em celebração à Semana do Ambiente

Compartilhe
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

A Prefeitura de Itaperuna, RJ, através da Secretaria Municipal do Ambiente segue com a recomposição da arborização urbana do calçadão (Avenida Deputado Cory de Campos Pillar Filho).

Na última quinta-feira, 09, a equipe da Secretaria do Ambiente coordenou o plantio de 136 árvores, dentre as espécies, ipê-roxo, ipê-amarelo, sibipiruna, oiti, pata de vaca, jacarandá; dentre outras. A ação fez parte das celebrações referentes à Semana do Ambiente.

É importante lembrar que o dia 05 de junho é dedicado ao ‘Dia Mundial do Meio Ambiente’, que tem, dentre inúmeros objetivos, despertar a atenção referente a problemas ambientais, bem como sobre a importância da preservação dos recursos naturais. Ainda sobre a importância desta data, é preciso destacar a preocupação em torno das questões ambientais, e dos impactos negativos da ação da humanidade sobre ele.

Segundo Sérgio Zampiér, secretário Municipal do Ambiente, a equipe não tem medido esforços para deixar um legado verde para as futuras gerações.

“Estamos seguindo as determinações do prefeito Alfredão, trabalhando para deixar um legado verde para as futuras gerações. E os grandes desafios nós estamos vencendo, cumprindo as principais demandas, como por exemplo, a substituição da empresa de coleta de lixo, com mais veículos e melhor estrutura de trabalho; recuperação do ICMS Verde; a implantação da coleta seletiva; fim do lixão e a utilização de aterro sanitário” relembra o secretário.

O prefeito Alfredo Paulo Marques Rodrigues, Alfredão, endossou as palavras do secretário.

“Entendo que estamos no caminho certo, buscando deixar uma Itaperuna mais verde para as gerações futuras. Em nome do secretário Zampiér, gostaria de parabenizar toda a equipe do Ambiente, que vem realizando importante trabalho para Itaperuna. Juntos, podemos sim, deixar uma cidade cada vez mais verde”, finaliza Alfredão.

PARCERIAS
A Secretaria Municipal do Ambiente firmou parceria com o Rotary Club de Itaperuna, que está participando do “III Projeto Rotário Latino Americano e Espanha, Unindo Fronteiras e Compartilhando Culturas”, um trabalho educativo sobre o meio ambiente e conservação da Terra, que está sendo realizado em escolas públicas e privadas do município. As escolas inscritas realizam o plantio de árvores, buscando beneficiar o ecossistema, a sociedade e economia, visando melhorar o clima no município. As mudas foram doadas pela CEDAE (Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro).

RELEMBRE
ARBORIZAÇÃO URBANA DO CALÇADÃO – Nos dias 30 e 31 de março deste ano foram plantadas mais 61 mudas de vegetais, sendo, sibipiruna, pata de vaca, ipê-rosa, ipê-roxo, ipê-amarelo, algodoeiro-da-praia, jacarandá de minas e oiti. Na oportunidade, alunos da Fundação São José, Colégio Estadual Rotary e Sistema Educacional Único participaram do plantio.
MAIS DE 100 MUDAS PLANTADAS NO DIA DA ÁRVORE – No Brasil o Dia da Árvore é celebrado em 21 de setembro e tem como principal objetivo, a conscientização e o respeito da preservação desse bem tão valioso, para o meio ambiente. No ano passado, a Secretaria Municipal do Ambiente realizou um grande evento para marcar esta importante data, quando cerca de 100 estudantes participaram do plantio de 103 mudas de ipê-roxo e ipê-amarelo, ao longo da Avenida Deputado Cory de Campos Pillar Filho, nos dois lados do calçadão.

 

DECOM – Itaperuna