Dia dos Namorados: Secretaria de Agricultura apoia os produtores de flores com crédito a juros baixos

Compartilhe
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

Existe algo mais romântico que receber flores no Dia dos Namorados? Símbolo do romantismo, o buquê de flores é considerado um clássico e nunca sai de moda. Com a proximidade deste dia especial, os casais investem em presentes românticos. Considerada a terceira data comercial mais importante ficando atrás apenas do Natal e Dia das Mães, o Dia dos Namorados traz uma expectativa alta nas vendas após a retomada do comércio pós pandemia.

– As datas especiais e comemorativas são importantes para apoiar nossos produtores. A Secretaria de Agricultura, disponibiliza a linha de crédito Florescer do Programa Agrofundo, com empréstimos a juros baixos para que os agricultores de flores possam ter um suporte para impulsionar a produção – destacou Alex Grillo, secretário de Agricultura.

As flores são as estrelas do nosso estado. O Rio de Janeiro ocupa a segunda posição no ranking da produção no país. As flores vermelhas são mais buscadas nesta época, com destaque para as rosas. Nova Friburgo, na Região Serrana, é o maior produtor de flores do estado e Bom Jardim no mesmo município se destaca na produção de rosas.

O produtor Juranil de Souza Tavares, de Bom Jardim, cultiva flores há 25 anos e aposta nesta data para aumentar suas vendas.

– Sou produtor de flores há 25 anos, trabalho com astromélias, aster, costela de adão, entre outras, mas meu carro chefe é a produção de rosas. Para essa retomada do comércio depois de 2 anos de pandemia, a expectativa na venda de rosas para o dia dos namorados é maravilhosa, realmente muito boa – concluiu Juranil.

Segundo Nazaré Dias, gerente setorial do Programa Florescer, um dos segmentos do Agrofundo, esse é um momento especial, pois as datas comemorativas vêm mostrando a recuperação da economia de forma gradativa.

– A expectativa de vendas é superior a 30% em relação ao ano de 2021. A maioria das pessoas gostam de presentear com flores. Essa data é bastante significativa, os produtores vendem bem, principalmente flores vermelhas em especial a rosa que é uma flor muito demandada nessa época, geralmente em forma de buquês – ressaltou Nazaré

Vai um moranguinho aí?

Que tal apimentar o dia dos namorados com morangos? Conhecida como a fruta do amor com seu sabor doce, fascina muitos casais por ser uma fruta que remete a paixão. O Rio de Janeiro produz cerca de 700 toneladas de morangos por ano. Friburgo é o município que desponta na produção da fruta, muito usada em receitas de tortas, doces e geleias. O morango ainda é fonte de vitamina C e A, rico em antioxidantes naturais e fibras que ajudam a reduzir o colesterol.

Saiba como solicitar o benefício

Para solicitar o empréstimo, entre em contato com os escritórios locais da Emater-Rio ou pelo seguinte e-mail: agrofundo.rio@gmail.com.