Castelo, Marca Tempo e Raposo recebem agentes da CVAS Itaperuna

Compartilhe
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

A Prefeitura de Itaperuna, através da Secretaria Municipal de Saúde, via Coordenação de Vigilância Ambiental em Saúde (CVAS) vem ampliando o trabalho de combate e prevenção ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika.

Na última semana agentes da CVAS realizaram uma série de ações na parte alta da cidade, no Castelo e Marca Tempo; além do distrito de Raposo.

De acordo com Adriano Rodrigues, coordenador da CVAS, o trabalho de combate e prevenção é constante. “Nós temos várias equipes de trabalho, que atuam diariamente em bairros e distritos. Nosso objetivo é atender a todas as localidades de forma abrangente e precisamos do apoio de toda a população no combate ao mosquito. Se cada um olhar o próprio quintal, durante 10 minutos por semana, já estará ajudando bastante no combate ao mosquito”, diz Adriano.

A forma mais eficaz de prevenção é o combate ao mosquito Aedes aegypti. Seguem algumas ações que a população deve realizar, pelo menos uma vez por semana:

Verificar se a caixa d’água está bem tampada; deixar as lixeiras bem tampadas; colocar areia nos pratos de plantas; recolher e acondicionar o lixo do quintal; limpar as calhas; cobrir piscinas; tapar os ralos e baixar as tampas dos vasos sanitários; limpar a bandeja externa da geladeira; limpar e guardar as vasilhas dos bichos de estimação; limpar a bandeja coletora de água do ar-condicionado; cobrir bem a cisterna; e cobrir bem todos os reservatórios de água.

FALE COM A CVAS!
Para outras informações, solicitação de atendimento específico, dentre outras questões relacionadas ao setor, dirija-se à Coordenação de Vigilância Ambiental em Saúde (Casa Verde), situada na Rua Júlio César, 99, Centro (em cima da Farmacinha do SUS).

O e-mail do setor – cvasitaperuna@gmail.com – é outra forma de contato.

Você ainda pode se dirigir à UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima de sua residência e relatar algum problema ao agente comunitário de saúde, que ele passará a informação para a equipe da CVAS.

DECOM – Itaperuna